Odontologia / Adesão do Ionômero de Vidro = Quelação ao cálcio


O termo “quelação” provém do inglês “chelation”, que por sua vez vem do grego, a partir de khélê, que significa pinça ou mandíbula. O latim também fornece “chêle”, derivado do grego, significando “os braços da constelação de escorpião”. 

Assim, o sentido do termo usado em química está ligado à ação de pinçar, agarrar, e é utilizado como o processo de transformação de uma substância (o quelante) e um metal qualquer num quelato. 
Quelato é um complexo químico no qual o metal é "pinçado" ou "agarrado" quimicamente, numa ligação covalente com o agente quelante. Quimicamente, o quelato é um sal ou íon complexo, no qual os ligantes se coordenam com o íon ou átomo do metal através de duas ou mais ligações covalentes, na forma de anel.

O pó do ionômero é composto de fluorsilicato de cálcio, alumínio e ácido poliacrílico liofilizado.
O líquido é  água destilada podendo algumas marcas comerciais adicionarem ácido tartárico na composição.
A reação é similar à de um ácido com uma base formando um poli-sal ( matriz orgânica ) preenchido com partículas de silicato (carga inorgânica) que reagem na sua periferia formando hidrogel-silício.
Nos cinco minutos iniciais há a formação de um gel de policarboxilato de cálcio gerando adesão inicial a estrutura dentária.
 Trinta minutos após a manipulação há a formação de policarboxilato de alumínio, tempo mínimo para que o material alcance sua máxima dureza. Nesta fase há necessidade de protêge-lo com verniz ou vaselina.

Os cimentos de ionômero de vidro aderem por ligações químicas dos seus radicais carboxílicos (COO) aos íons de cálcio existentes na estrutura do esmalte, dentina e cimento por quelação. O cimento adere também ao aço inox, estanho, às ligas de platina e ouro , não adere ao ouro e a platina puros.

Classificação
De acordo com as normas da ISO (INTERNACIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION) os cimentos ionoméricos são classificados de acordo com sua indicação de uso:
  • Tipo I - Cimentação 
  • Tipo II - Restauração 
  • Tipo III - Forração (selante) 

Ação Anticariogênica
A liberação do fluor é feita na região adjacente do dente logo após executada a restauração com ionômero de vidro sendo, por isto mesmo, considerado um material cariostático ou anticariogênico. 

Biocompatibilidade
O cimento do Ionômero de Vidro pode ser colocado em cavidades rasas e médias. Em cavidades profundas, ele provoca reação pulpar discreta, sendo recomendado o uso de uma camada de Hidróxido de Cálcio.