Constitucional Água (Tipo IV)


        Sob pressão o Tipo Água paralisa, não pode ser recriminado e demanda elogios. Somatiza a psique com facilidade, adoecendo.
Tem tendência a tumores principalmente de estômago e esôfago porque engole tudo e não põe nada para fora.
O Água é indeciso, incerto, agüenta humilhações conjugais e nunca separa porque nunca tem certeza. 
O Água é moldável, adaptável, mas é extremamente inseguro. Tem plena noção de envelhecimento, então planeja a aposentadoria. Não aceita desafios, principalmente por poderem comprometer os seus planos de aposentar-se, nunca se arrisca. Cria todo um esquema de vida seguro e é o tipo constitucional que envelhece mais certinho. O Água poupa e se protege com aquilo que poupou de forma quase que com apego demasiado, mas não necessariamente por egoísmo e sim por insegurança.
            É flexível como a água, sinuoso vai infiltrando as idéias até chegar ao objetivo. Espera a oportunidade, deixa as coisas acontecerem. O tipo IV é inatamente assim, não adquire moldabilidade, nascem assim.
Quanto às característica físicas possuem boas proporções entre as partes do corpo, mãos e pés pequenos, pele macia, transpiram pouco, não possuem brilho nos olhos. São os que possuem o corpo físico mais harmônico de todos, normalmente são longelíneos e magros, mas podem ser gordinhos também. 
Quanto à personalidade, as pessoas  do Tipo Água são introvertidas, calmas, quietas, tímidas, sensíveis e responsáveis. Muito inteligentes, pensativas, organizadas, aplicadas e costumam se apegar a pormenores. Não empresta objetos materiais, são apegadas e ficam furiosas se  usam o que lhes pertence sem pedir. Ciumentas e vingativas, guardam mágoas e rancores. Embora saibam agradar os outros no fundo são egocêntricas. São de natureza branda, incapaz de esforços energéticos, inatividade física, tranqüilidade, silêncio, amam a comodidade. Fogem de conflitos, temem obrigações, possuem sentimento romântico, melancólicas, geram prosperidade material, possessivas.
O Tipo Água ouve e tenta resolver, tenta reverte a situação. Ótimo para trabalhar em atendimento ao cliente, telemarketing, balcão de reclamações.
O Tipo IV economiza dinheiro, é ótimo poupador e não ostenta. Ele poupa pela segurança que o dinheiro lhe proporciona. O Água precisa de chão, precisa infiltrar no solo,  precisa de base, de moradia própria, de preferência modesta  para não chamar a atenção, não quer correr risco nenhum. Para o emocional do Água essa segurança é indispensável, senão ele se desestabiliza.
O Tipo IV rumina situações, indignado, mas não age. Guarda e cozinha os remorsos e os desafetos. Chora, rumina engole só que não desce, fica no estômago e ele cozinha aquilo. É o mais propenso a tumor gástrico, obesidade, inchaço. Não é fácil um Tipo IV falar, mas quando ele consegue, ele destila todo o veneno, todo o ódio guardado, ele necessitaria falar mais, mas não consegue. O tanto que o IV é flexível para o trabalho, no lado pessoal ele é hiper inseguro, o que o leva a ser indeciso.
No lado afetivo o Água não fala e não faz! É difícil para sexo.
O mero pensamento de traição de alguém ou frente a mera sugestão de traição, o Tipo Água não querendo se expor, conflitar por insegurança, faz ele cortar relações para não arriscar-se à desilusão ou ao conflito. É muito comum o tipo IV cortar relações sem mesmo você saber por que ele o fez. Ele simplesmente deixa de falar com você, se afasta.
Afunda-se caso não seja incentivado, motivado, ou melhor afunda-se caso seja criticado.
Para os Tipo Água é importante aprenderem que DECISÃO está ligada a paz e não a medo.