Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

  A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas da medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história. A MTC engloba as terapias originadas no Japão, na Coréia, no Tibete e na Mongólia.
A MTC se fundamenta em filosofias taoístas que incluem entre seus princípios o estudo do Tao (Yin/Yang) e a Teoria dos Cinco Elementos ou Cinco Movimentos.
    Para a filosofia taoísta existe uma total integração de todas as partes com o todo, sendo o Universo regido por um único “Caminho” (Tao), um       único ciclo de gerações que também rege o universo, a natureza, o clima, as estações do ano, as fases da vida e o organismo de cada ser.
Faz parte da MTC a fitoterapia tradicional chinesa, a acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, auriculo acupuntura, tipos constitucionais e a nutrição taoísta.
A finalidade de todas as formas terapeuticas da MTC é o equilíbrio do Corpo Energético Funcional. Para a MTC não há o que é bom ou ruim, certo ou errado. O Ser está completo e saudável quando ele é adaptável. ADAPTAÇÃO é um termo relevante para explicar saúde na MTC.