Cérebro

No livro de Jean-Didier Vincent, Viagem Extraordinária ao Centro do Cérebro, ele ensina que pessoas com frequentes flutuações de humor apresentam alterações anatômicas no cérebro como redução do volume da massa cinzenta no córtex pré frontal e atrofia do hipocampo.
O temperamento é importante na avaliação do humor. Indivíduos agitados podem produzir muito hormônio cortisona que age sobre o cérebro com efeitos euforizantes e estimulantes (como nos esportistas, por exemplo). Já os indivíduos apáticos podem ter falta de algo que os faça motivar o cérebro tornando-se pouco curiosos e pouco reativos ao stress e à novidades.
O relógio cerebral é regulado para um período de 25 horas. O principal sincronizador cerebral é a luz. Nos mamíferos a apresentção anatômica faz com que a epífise receba os estímulos luminosos provenientes da retina, assegurando a secreção de melatonina. A melatonina é um hormônio produzido na epífise cerebral que regula os relógios circadianos e circanual e também se relaciona com o sono e com  a atividade sexual. Há uma total dependência da melatonina com a claridade ambiente, assim para manter um cérebro saudável e um adequado rítimo de produção hormonal é imprencindível expor-se à luz.