Sobre a Codificação Espírita


    Allan Kardec publicou a Codificação Espírita através de cinco livros.
    O primeiro livro publicado foi O Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857. Esse livro foi a pedra fundamental da codificação e traz o arcabouço geral da filosofia espírita  a partir da compilações por Kardec das comunicações feitas pelos espíritos através do mundo. Kardec triou, reuniu e compilou as comunicações feitas pelos espíritos e as publicou sob a forma de 1018 perguntas e respostas, além de algumas cartas de espíritos notórios e notas do autor.

    Em janeiro de 1861 Kardec publica a primeira edição do Livro dos Médiuns e em 1862 publica a segunda edição já com modificações orientadas por novas comunicações dos espíritos. O Livro dos Médiuns trata da parte prática da doutrina, ou seja, como e porque ocorrem as manifestações dos espíritos, sempre confrontados com métodos científicos.
   O terceiro livro da Codificação é O Evangelho Segundo o Espiritismo publicado em 1863 e  relaciona o espiritismo ao cristianismo, complementando a terceira parte do O Livro dos Espíritos que trata das leis morais. O Evangelho Segundo o Espiritismo discorre sobre comportamento cristão, bem como condutas cristãs como prece e caridade. Traz muitas comunicações assinadas sobre questões evangélicas. 
   Em 01 de agosto de 1865 Kardec publicou O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo. O conteúdo inicial fala da visão espírita sobre temas como anjos e demônios, céu, inferno e purgatório, penas terrenas, etc. A segunda parte transcreve as manifestações de espíritos desencarnados em diferentes condições como  suicidas, espíritos felizes, espíritos sofredores, criminosos arrependidos, etc. Eu considero o mais dinâmico dos cinco livros.
   O último livro da Codificação foi publicado por Kardec em 1868 e é A Gênese os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. O livro traz o intenso cunho científico do espiritismo dando explicações sobre o que é Deus, sobre a criação do universo, a criação planetária, sobre a criação dos seres vivos, dos espíritos, entre outras. O texto também fornece explicações científicas para passagens bíblicas como a criação do mundo segundo Moisés, milagres e outras passagens citadas na Bíblia