Bill Bryson, Em Casa

Estou lendo o livro Em Casa, uma breve história da vida doméstica, do Bill Bryson lançado em 2010. Super legal !!!
Como os outros livros do autor é bem humorado e cheio de curiosidades. Bem verdade estou avançando em passo de tartaruga, mas já vale algumas coisas que ele escreveu:
No séc XIX as famílias aristocráticas inglesas, reservavam pelo menos duas profissões para os filhos: a primeira clérigos e a outra militares. Clérigos ingleses, no sec XIX  ganhavam uma pequena fortuna. A mais relevante citada refere-se a um em Cambridgeshire que ganhava 7300 libras de renda anual, o equivalente hoje a 630mil dólares/ano. Imaginemos quantas fortunas inglesas atuais não vieram desses salários gigantes que eram pagos a esses párocos que muitas vezes sequer se davam ao trabalho de preparar um sermão. Muitos  simplesmente se armavam de livros de sermões já preparados e liam-os no púlpito uma vez por semana.
Thomas Jefferson além de ser o pai da Declaração de Independência dos Estados Unidos, foi o primeiro americano a cortar batatas em tirinhas e fritá-las. Ele é o pai da batata frita nos EUA!!!
Há três épocas desiguais no passado humano. O primeiro é o Paleolítico, que se refere ao período anterior a Idade da Pedra. O Mesolítico que é o período da Idade da Pedra. E o Neolítico que se refere a nova Idade da Pedra ou idade da pedra polida. Dá para acreditar que eu nunca tinha parado para pensar que o tal no "lítico" se referia a Pedra!!!
Em 99% da história humana não fizemos nada além de procriar e sobreviver. Toda a cultura provinda da criatividade humana que culminará com o desenvolvimento da civilização  propriamente dita, ocorreu no 1% de tempo atual. É a chamada "Revolução Neolítica" pelo arqueólogo Gordon Childe. Nela se insere a  agricultura, escrita, arquitetura,  governo, etc.