Ismael – do livro: Ismael ditado por ele mesmo, de Francisco Luciano, 1950



Ismael –
do livro: Ismael ditado por ele mesmo, de Francisco Luciano, 1950


PRIMEIRO ENCONTRO
                Ismael foi um escravo que viveu no tempo de Jesus. Ele era responsável por cuidar do rebanho de ovelhas do seu senhor, era portanto pastor.
                Ismael era muito amigo do filho do patrão dele, um rapaz chamado Jetfe.

                Ele era muito carinhoso com as ovelhas e seu primeiro encontro com Jesus se deu no dia que tendo perdido uma das ovelhas do rebanho,  saiu para procurá-la e quando a encontrou,  alegrou-se muito por tê-la encontrado. Então, Ismael sente alguém lhe fazendo carinho nos cabelos. Quando se vira vê que quem o tocara tinha sido um homem alto, de olhos magnéticos e muita energia boa. Esse homem vinha acompanhado de outros homens e foi para esses acompanhantes que o homem alto falou:
                 ”Vede, quando o pastor possui cem ovelhas e uma delas se desgarra, ele a procura e , ao encontrá-la, regozija-se mais por esta do que pelas noventa e nove que estavam salvas”.

                Jesus pousa as mão no ombro de Ismael e pergunta: “ Ismael, não queres também fazer parte da minha Seara?”
                Esse foi o primeiro encontro com o mestre e Ismael nunca mais esqueceu Jesus.

CONVESÃO DE JETFE E DO PAI
                Ismael comentou sobre Jesus com o amigo Jetfe, que dê início comentou que era grande falta dele, Ismael,  homem judeu, devia seguir Moisés e as condutas hebraica e não dar ouvidos ao que dizia um homem estrangeiro que se dizia filho de Deus.
                Em certa ocasião Ismael convida Jetfe para ir à uma feira na cidade e lá eles encontram Jesus pregando para grande público e Jetfe conhece Jesus pessoalmente.
                Jesus também se dirige a Jetfe por parábola e Jetfe também é arrebatado pelo magnetismo de Jesus.
                Quando já em casa eles comentam para o pai de Jetfe, senhor de Ismael, sobre Jesus, o pai tem a mesma atitude que Jetfe havia tido e desdenha de Jesus. Então o pai cai doente, muito doente e Ismael e o amigo oram para que Jesus ajude o patrão e Jesus de fato comparece à casa, de certo atraído pela percepções que lhe eram próprias e cura o homem.
                 Nem é preciso dizer que o homem além de ficar agradecido, se tornou grande devoto de Jesus e passou a seguir um conselho que esse lhe havia dado, que era dividir os bens materiais deles, que eram muitos, com os mais necessitados, fornecendo abrigo, comida e cuidados médicos para os que por ali passavam.
                E assim eles fizeram, e a casa deles se tornou abrigo e como se fosse um hospital que cuidava de vários enfermos. Passa-se tempo...

PÁSCOA , CRUCIFICAÇÃO E APARIÇÕES
                Quando a Páscoa chegou, eles foram a Jerusalém acompanhar a entrada de Jesus na cidade, a entrada no burrinho, etc e quando no dia seguinte Jesus já preso, está sendo julgado e Pilatos pergunta se ele era culpado ou inocente por se dizer filho de Deus.. etc. ...muitas pessoas gritavam que ele era culpado e Ismael e Jetfe no meio da multidão, na praça de frente para o parlatório onde estava acontecendo a apresentação dos julgados, ... Jetfe defende Jesus gritando lá da praça, como poucos outros. A maioria gritava contra Jesus, quando Jetfe o defendeu, um homem atira-se contra Jetfe, o esfaqueia e o acaba matando. Ismael recolhe o amigo morto para levá-lo para a casa do pai dele, muito abalados ficaram todos.

                Então Jesus foi crucificado, Ismael comparece à gólgota, que é o morro onde foram enfincadas as cruzes e quando o dia se fez noite, ele cai em prantos e adormece lá mesmo.

                 Ismael fica sabendo que Jesus fez aparições na região onde eles moravam.
                 O sepulcro teria sido encontrado vazio por Marta e Maria, mãe de Thiago, e Jesus teria aparecido em espírito materializado para elas. O livro diz ressuscitou, mas sabemos que foi materialização.
                 Apareceu para elas e para muitas outras pessoas na região em várias cidadezinhas e durante algumas semanas. Aparecia e trazia sempre uma mensagem de consolo ou um conselho, incentivo.
                 Jesus aparecia sobre tudo para incentivar os discípulos a perpetuarem seus ensinamentos, a perseverarem.


DÚVIDA DAS PESSOAS
                Logo após a crucificação houve período onde as pessoas tiveram dúvida de quem seria Jesus ou o do que ele pregava, pois uma vez que o povo judeu o havia condenado, ficou mais fácil para os líderes religioso difamarem o nome de Jesus, sendo que ele não estava mais lá para dizer ao contrário.
                 Então muitas pessoas que estavam quase convencidas de quem tinha sido Jesus passaram a titubear, e foi nesse momento que Jesus fazia suas aparições, inclusive para essas pessoas comuns que logicamente tornaram-se grandes discípulos cristãos e perpetuaram a palavra do cristo enquanto viveram.

                Em algum desses momentos Jesus diz:
                “Não te envergonhes de pensares de uma pessoa o que outros te disseram, mas envergonha-te de o haver aceito. (aceito o julgamento que outro fez de alguém). Nunca deves julgar o que não te foi dado ver, ouvir ou sentir por ti mesmo. E mesmo quando vires, sentires ou ouvires, envergonha-te se julgares.”

PERSEGUIÇÕES
                A vida de Ismael foi como a de tantos cristãos após a crucificação. Acreditaram e divulgaram aquilo que era combatido: Jesus. (lembra Paulo de Tarso).
                Ler pg 106: “... se pretende fazer, como estão fazendo os apóstolos, a propagação da doutrina que Jesus trouxe ao homens, muito tereis que sofrer, como eles estão sofrendo. Os fariseus cada vez odeiam mais os adeptos do Cristianismo, pois que os apóstolos continuam a operar milagres e o seu ânimo jamais se abate; eles conseguem espalhando-se, levar os conhecimentos àqueles que necessitam. Mesmo assim os homens da lei os perseguem e a todos aqueles que aderem à sua doutrina e preparam, para esses, suplícios, torturas e a própria morte.”
                Houve várias idas e vindas.

JESUS NA ÉPOCA DE MOISÉS
                Primeiro é como a vinda do Cristo em  um período em que Moises era a lei foi tão importante, porque acima de tudo o povo judeu esperava, como espera até hoje, um Messias. O povo judeu atribui ao Messias a salvação, o caminho. Imaginemos hoje chegar um homem e começar a pregar e se dizer enviado de Deus, mesmo operando fenômenos, ditos milagres. Primeiro vamos achar que é truque, que são efeitos especiais, etc.
                Quando os “Santos” acontecem, eles falam em nome de Deus, mas se Kardec dissesse ser o enviado de Deus, percebem como não teríamos aceitado. Mas na época era da cultura judaica esperar o Messias, eles queriam um. Então quando chegou um homem e personificou-se como enviado, era aceitável. Não para todos os judeus, mas para aqueles que estiveram na presença dele, era totalmente aceitável. Nós identificamos pessoas extremamente boas, mas na nossa cultura se uma pessoa extremamente boa se diz enviado de Deus, vamos duvidar.

FENÔMENOS
                Outra coisa é a quantidade de fenômenos que ocorriam. Desde as aparições de Jesus, onde algumas ele se apresenta totalmente palpável, toca as pessoas, come com as pessoas, etc.; como também a materialização de outros personagens, visíveis ou somente audíveis. Há um personagem que quando falava em público, não falavam por si, e sim com a voz de Jetfe, que já havia desencarnado e que provavelmente como espírito superior se apresentava através da psicofonia de um encarnado. Então as pessoas eram convencidas do cristianismo, muitas vezes pela quantidade de fenômenos que se apresentavam.

MORTE DE ISMAEL
                Bem, Ismael conhece pessoas das quais ele se torna muito próximo durante a divulgação do Cristo, ele passa a sua vida divulgando o cristianismo e cuidando de enfermos e pessoas necessitadas.  Vê muitos do que ele estima serem perseguidos, presos e mortos e por fim, ele também é preso, falece na prisão e é resgatado pelo espírito de Jetfe.